aqui está tudo legal. Hoje falaremos sobre os laudos técnicos voltados para o ramo dos contêineres, você já ouviu falar neles? com certeza já, estou certo? você já deve ter visto eles em sua cidade, na televisão, ou mesmo ai na tela de seu computador. Costumamos ver muitos contêineres em portos de grandes navios, na capital de meu estado tem um e são cheios deles. Utilizados bastante para a importação e exportação de coisas das mais variadas. Você sabe o que é um lado técnico? ou mesmo o que é um laudo de habitabilidade e descontaminação de contêiner? se já, ainda assim, recomendo a leitura, pois talvez eu lhe apresente algo que ainda não saiba, se não, continue lendo, e não deixe de aprender.

Primeiro vamos conhecer um pouco mais sobre os containeres, você de certeza já deve ter visto algum como eu disse acima, se ainda não, veja bem a foto acima onde mostra alguns deles, você agora deve ter se lembrado, mas vamos falar um pouco mais sobre eles. O Wikipédia nos diz um pouco sobre, vamos ler o que é que esta enciclopédia online tem a nos dizer:

Um contentor ou contêiner é um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc. É também conhecido como cofre de carga, pois é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convenções internacionais. Tem como característica principal constituir hoje em dia uma unidade de carga independente, com dimensões padrão em medidas inglesas (pés). A unidade base geralmente considerada é o TEU (em inglês: twenty feet equivalent unit).

O laudo de habitabilidade para container é responsável por certificar a ausência de riscos físicos, químicos e / ou biológicos que está especificado de acordo com a portaria n° 30 do Ministério do Trabalho e Emprego. Está portaria de n° 30 trata as conformidades sobre a adaptação de containers , sendo um laudo técnico elaborado por profissional qualificado e habilitado para fazer este tipo de laudo.

 

Mais que riscos são esses? riscos físicos? químicos? biológicos? Conforme a norma regulamentadora de segurança do trabalho responsável(que é a NR18) será avaliado o agente radiação ionizante com a utilização de radiômetro digital devidamente calibrado para as ondas alfa, beta e gama. Os resultados precisão ser planilhados e comparados com os limites de tolerância nacionais e internacionais responsabilizados pelo assunto. Já para os agentes químicos e biológicos serão realizadas diversas averiguações qualificativas, com o objetivo de fazer a verificação da existência ou não de resíduos químicos ou biológicos, pois estes mesmos podem vir a comprometer a saúde e a segurança de futuros ocupantes ou funcionários e todos que indiretamente ou diretamente tiverem contato com o container inspecionado.

Viu como é importante que exista este laudo técnico. Se você é um profissional em segurança do trabalho e quer se especializar, eu recomendo esta área. Não deixe de fazer o curso de laudo de habitabilidade e descontaminação de contêiner o quanto logo for possível para que você fique a frente no mercado de trabalho. Confira também um vídeo que deixo abaixo para que você possa fixar melhor o conteúdo apresentado aqui hoje.